Oct 192017
 
Misako Aoki Brasil

mansao entrada_2181.HEICDepois de quatro anos sem um evento nacional com o tema Kawaii, São Paulo sediou, no dia 14 de outubro de 2017, o 5º Meeting Nacional Secret Garden, ocupando o belo espaço da Mansão Hasbaya, na região da Av. Paulista.

Lojas de roupas e acessórios, oficinas de maquiagem, gincanas, concurso e exposição de desenho, e muitas outras atividades foram realizadas para os apreciadores da moda kawaii. Mas a grande atração do dia foi a participação da Embaixadora Kawaii do Japão, a modelo Misako Aoki, que veio ao Brasil especialmente a convite dos organizadores do 5º Meeting. Aoki, com a sua elegância profissional, desfilou com muito charme, e o que é importante, ela utilizou roupas produzidas pelas grifes nacionais.

_PAS8499Aliás, as grifes nacionais, que também apresentaram seus modelos no evento, mostraram que estão produzindo com bastante criatividade e qualidade. Um dos destaques foi a coleção “Vitória Régia”, da jovem estilista Erika Ayumi Inazawa Vasconcelos, de apenas 24 anos. Ela, que nasceu em Aichi, no Japão, de pais brasileiros, e mora em Manaus, criou os modelos inspirados na Belle Époque e nas frutas e plantas da Amazònia, como o tucumã, uma palmeira, de cujo fruto amarelado ela escolheu a cor do tecido. Em Manaus, o estilo Belle Époque foi marcante no passado, porque marcou o auge da riqueza do ciclo da borracha, quando a cidade progrediu e foi possível levantar marcos como o Teatro Amazonas (inaugurado em 1896), até hoje uma referência arquitetônica nacional. Naquele período, graças à borracha, Manaus estava à frente dos grandes centros urbanos do Sul, com bondes elétricos, água encanada e sistema de esgotos.

No 5º Meeting Nacional Secret Garden foi lido no palco e lançado o Manifesto Pró-Cultura Kawaii, idealizado pelos organizadores do evento e pela pesquisadora Cristiane A. Sato. Aplaudido pelo público, o Manifesto defende a estética Kawaii e explica a importância que ela tem dentro da história do Japão. Veja a íntegra do Manifesto.

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>