Mostra internacional Imagem dos Povos 2008

De 27 a 31 de agosto em Belo Horizonte ocorreu a Mostra Internacional Audiovisual Imagem dos Povos, no Palácio das Artes do Cine Humberto Mauro, que nesta edição destacou o cinema japonês. Realizado há quatro anos, o festival Imagens dos Povos contou com a presença de convidados especiais do Japão, como a cineasta Naomi Kawase, o diretor Masahiro Kobayashi e o jornalista americano Mark Schilling.

Cristiane A. Sato, autora do livro “Japop: o Poder da Cultura Pop Japonesa” e colaboradora do site Cultura Japonesa, participou do evento como uma das curadoras do Festival. Cristiane Sato e Mark Schilling fizeram uma palestra com o tema: “JAPOP: Do mangá ao animê”, sobre a Influência do Animê e da Cultura Pop Japonesa no mundo globalizado, no dia 29 de agosto.

Naomi Kawase é uma diretora que vem se destacando no cinema contemporâneo japonês desde seu primeiro longa, “Moe no Suzaku” de 1997, com o qual ela conquistou a prêmio do júri no Festival de Cannes. Masahiro Kobayashi é um diretor em ascenção que vem recebendo ótimas críticas nos festivais na Europa e cujo mais recente filme, “Rebirth”, ganhou no ano passado o Pardo de Ouro do Festival de Locarno. Mark Schilling, crítico de cinema do jornal Japan Times e autor de “The Encyclopedia of Japanese Pop Culture”, é internacionalmente reconhecido como autoridade em cinema japonês.

Filmes japoneses apresentados na Mostra:

JAPÃO CONTEMPORÂNEO

Seus Amigos (Kimi no Tomodachi / Your Friends)
Japão, 2008, 125 min., direção de Ryuichi Hiroki
Baseado em best-seller japonês; duas garotas que tornaram-se deficientes na juventude que se tornam amigas e são separadas por uma tragédia.

O Renascimento (Ai no Yokan / The Rebirth)
Japão, 2007, 102 min., direção de Masahiro Kobayashi
Numa cidade de interior, o acaso faz com que a mãe de um jovem assassino e o pai da vítima de seu filho se conheçam. Um relacionamento amoroso se desenvolve com sentimentos conflitantes devido ao passado de seus filhos. Premiado em 2007 no Festival de Locarno.

Passeio por Tóquio (Tenten / Adrift in Tokyo)
Japão, 2007, 101 min., direção de Satoshi Miki
Um fiscal de impostos mal-humorado força um jovem estudante universitário a acompanhá-lo numa jornada pelas ruas de Tóquio. Premiado em 2007 pelo Kinema Junpo Award, Japão.

Torre de Tóquio: Minha Mãe, Eu e de Vez em Quando Meu Pai (Tokyo Tawaa: Okan to Boku to Tokidoki Oto / Tokyo Tower: Mom, Me and Sometimes Dad)
Japão, 2007, 142 min., direção Joji Matsuoka
Filme autobiográfico; autor mostra a relação disfuncional de sua família e sua tentativa de reconciliação ao descobrir que sua mãe está gravemente doente, recordando-se de seus passeios por Tóquio. Premiado em 2007 com o Asian Film Award, o Japanese Academy Award e o Nikkan Sports Film Award.

Kabei: Nossa Mãe (Kaabee / Kabei: Our Mother)
Japão, 2008, 133 min., direção de Yoji Yamada
Durante a 2ª Guerra, um professor de literatura alemã é separado de sua família, acusado e preso por crime ideológico. Baseado nas memórias de Teruyo Nogami, supervisor de roteiro do diretor Akira Kurosawa por quase 40 anos. Premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Floresta dos Lamentos (Mogari no Mori / Mourning Forest)
Japão, 2007, 97 min., direção de Naomi Kawase
Jovem cuidadora de idosos perde-se com um de seus pacientes numa floresta, numa jornada extenuante mas reveladora. Premiado no Festival de Cannes e no Mainichi Film Concours.

Vibrador (Vibrator)
Japão, 2003, 85 min., direção de Ryuichi Hiroki
Jovem escritora sai uma noite para comprar cerveja e conhece um motorista de táxi. Mas o que era para ser um caso de uma noite só evolui para um relacionamento complexo e revelador. Premiado no Brisbane Intl. Film Festival, no Festival de Nantes e no Japanese Professional Movie Awards.

Sukiyaki Western Django (Sukiyaki Western Django)
Japão, 2007, 121 min., direção Takashi Miike
Na Era Genpei, século XII, os clãs Minamoto e Taira se encontram no povoado de Yuda, e um estranho forasteiro intervém na guerra para salvar seus companheiros. Premiado no Festival de Veneza e no Festival Fant Asia.

ANIMÊ

Vozes De Uma Estrela Distante (Hoshi no Koe / Voices of a Distant Star)
Japão, 2002, 30 min., direção de Makoto Shinkai
Alienígenas entram em guerra com a Terra. A colegial Mikako torna-se piloto e entra para a frota que parte para os confins da galáxia, onde distância e tempo tornam-se uma barreira intransponível e cujo único contato possível com seu namorado são poucas mensagens trocadas por um celular. Premiado em 2002 na Tokyo Intl. Anime Fair.

Entre As Nuvens, O Lugar Prometido (Kumo no Mukou, Yaksusoku no Bashõ / The Place Promised In Our Early Days)
Japão, 2004, 91 min., direção de Makoto Shinkai
O Japão está dividido por uma guerra e três jovens constroem um avião para cruzar a fronteira para ajudar uma amiga doente. Primeiro longa-metragem do diretor Makoto Shinkai, jovem diretor em ascenção revelado no Festival Internacional de Animaçãod e Tóquio. Filme premiado no Mainichi Film Concours

5 Centímetros Por Segundo (Byosoku Go Sentimetaa – 5 Centimeters Per Second)
Japão, 2007, 65 min., direção de Makoto Shinkai
Animê autoral, no qual o diretor cria sua própria visão de um paraíso animado com coisas triviais, como a neve, pássaros, trens.

Paprika (Paprika)
Japão, 2007, 90 min., direção de Satoshi Kon
Ficção científica com drama psicológico. Paprika é o alter-ego da cientista Atsuko Chiba, membro da equipe que criou um aparelho que permite adentrar o inconsciente da mente humana. O misterioso roubo e uso do aparelho como arma terrorista para controlar e manipular o subconsciente coletivo leva Paprika unir-se a um de seus pacientes, um experiente investigador, para desvendar o mistério e recuperar o aparelho.

Dias De Verão Com Coo (Kappa no Koo to Natsuyasumi / Summer Days With Coo)
Japão, 2007, 138 min., direção de Keiichi Hara
Koichi é um pre-adolescente que mora em Tóquio, mas nas férias de verão ele encontra um kappa, simpático monstrinho misto de ave com sapo do folclore japonês. A amizade com o kappa faz o menino descobrir os prazeres do contato com a natureza, sem a dependência dos videogames e da internet típica das crianças de hoje. Premiado nos Festivais de Animação de Londres, Dubai e Tóquio.

INFANTO-JUVENIL

Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro / My Neighbor Totoro)
Japão, 1986, 86 min., direção de Hayao Miyazaki
Duas irmãzinhas e seu pai mudam-se para uma casa no campo, para ficarem mais próximos do hospital onde sua mãe encontra-se internada. Elas descobrem que o bosque atrás da casa é habitado por seres mágicos, os Totoros. Premiado com o Japanese Academy Awards.

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi / Spirited Away)
Japão, 2001, 102 min., direção de Hayao Miyazaki
Durante uma viagem, a menina Chihiro e seus pais param para descansar num parque temático abandonado, sem saber que o local à noite transforma-se num balneário para seres místicos do folclore japonês. Os pais de Chihiro são transformados em porcos pela proprietária do lugar, a bruxa Yubaba. Para salvá-los Chihiro aceita a ajuda do menino-dragão Haku e oferece-se para cumprir as exigências da bruxa. Premiado com o Japanese Academy Awards em 2001, com o Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim de 2002 e com o Oscar de Melhor Animação em 2002.

TRÊS MESTRES

Sonhos (Yume / Dreams)
Japão, 1990, 119 min., direção de Akira Kurosawa
Longa-metragem composto por 8 episódios, que mostra o visão do diretor sobre assuntos relacionados à condição humana – da relação do homem com a natureza, e das relações entre as pessoas, como o egoísmo, a dor, a culpa, a esperança e a transcendência. Premiado com o Japanese Academy Awards, no Mainichi Film Concours e com o Globo de Ouro de Melhor Filme.

Era Uma Vez Em Tóquio (Tokyo Monogatari / Tokyo Story)
Japão, 1953, 135 min., direção de Yasujiro Ozu
Casal idoso viaja a Tóquio para conviver com seus filhos, que têm pouco tempo para eles e os tratam com indiferença e egoísmo. Quando o casal arruma as malas e partem para um resort, o filme se aprofunda em comoventes considerações sobre a morte. Premiado pelo British Film Institute Awards.

Contos da Lua Vaga (Ugetsu / Tales Of The Pale And The Silver Moon)
Japão, 1953, 94 min., direção de Kenji Mizoguchi
No Japão do século XVI, dois camponeses querem fazer fortuna enquanto a vila onde vivem está sendo saqueada. Um decide vender suas porcelanas por altos preços na cidade e outro decide se passar por samurai, mas suas farsas levam a resultados inesperados. Premiado no Festival de Veneza e com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1954.

Leave a Reply

Your email address will not be published.