TAKARAZUKA: O Mundo do Teatro Musical Feminino Japonês

Dos estilos teatrais fundados no Japão no século 20, o teatro ou ópera Takarazuka é o mais popular (com média de 1.200.000 espectadores por ano) e comercialmente bem sucedido no País, mas um dos menos conhecidos e divulgados no ocidente. Com elenco exclusivamente feminino, na origem o Takarazuka foi influenciado pelos musicais de Londres, Paris e Nova York, mas evoluiu para um estilo considerado único.
Renomados artistas apresentam-se como admiradores do Takarazuka, como a escritora Seiko Tanabe, vencedora do prestigiado prêmio Akutagawa. Outro admirador foi tão influenciado na infância por esse teatro que acabou criando as bases para o moderno mangá. Seu nome? Osamu Tezuka, o deus do mangá.

Takarazuka-stage

Takarazuka2

Palestra de Cristiane A. Sato, autora do livro JAPOP – O Poder da Cultura Pop Japonesa. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, publica artigos sobre cultura popular e história japonesa em jornais e revistas desde 1993. Ministrou palestras em eventos no Centro Cultural Itaú, Sesi, Sesc, USP, Fundação Japão, Embaixada e Consulado Geral do Japão, entre outros. Presidente da Abrademi – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.

PALESTRA ACIMA E LANÇAMENTO DO LIVRO JAPOP

Dia 25/Abril/2007

  • 18 horas – lançamento do livro
  • 19 horas – início da palestra

Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av. Paulista, 37 – 2º andar – São Paulo
Não há necessidade de inscrição antecipada
Entrada franca

Leave a Reply

Your email address will not be published.