Palestra: “O Fenômeno JAPOP” na 8ª Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é um grande evento dedicado à leitura. A Secretaria Municipal de Cultura e várias entidades participam da organização do evento, que este ano teve o patrocínio do Bradesco, da Petrobras, do Banco do Brasil, da CPFL e da Telefonica.
Ocupando uma grande área aberta da Praça XV, da Praça Carlos Gomes, da Esplanada Pedro II e do Grande Teatro Pedro II, a Feira aconteceu de 6 a 15 de junho de 2008.
Dentre as atrações, show da cantora Fernanda Takai, dos cantores Arnaldo Antunes, Rolando Boldrin, Guilherme Arantes, Renato Teixeira e a Bateria da Escola de Samba Vai-Vai. Vários autores palestraram no evento, como Moacir Scliar, Caco Barcelos, Deonísio Silva, professor Pasquale, e Zuenir Ventura, entre outros.

ribeirao-cris0489Por ser o ano do Centenário da Imigração japonesa, a 8ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto homenageou o Japão. Assim, artistas nipo-brasileiros como a cantora Karen Ito e grupos de taikô e de odori (dança japonesa) se apresentaram. O Sesc organizou uma apresentação de diversas artes marciais e a exposição Jardim das Formas, com haikais, origamis, mangás, shodôs e os maravilhosos quimonos da coleção particular de Yoko Kondo Endo. Dentre os escritores, o evento contou com a participação de Francisco N. Sato, autor dos livros Banzai! História da Imigração Japonesa no Brasil e de História do Japão, da Célia Sakurai, autora de Os Japoneses, e da Cristiane A. Sato, autora de Japop – O Poder da Cultura Pop Japonesa.

ribeirao-cris0498Cristiane, que é presidente da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangás e Ilustrações), tendo como mediador o professor Sérgio Miyahara, palestrou no dia 12 de junho, no auditório Meira Junior, e explicou o fenômeno que é a cultura pop japonesa, que está crescendo no mundo todo de forma surpreendente, sendo o único movimento de vanguarda que se tem notícia no século XXI. Destacou a moda japonesa que vem ganhando adeptos, primeiro influenciando cantores americanos, e hoje influenciando a moda ocidental.

A palestra da Cristiane A. Sato foi patrocinada pelo Sesc de Ribeirão Preto, que deu todo o apoio necessário para o sucesso do acontecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.